Minha história
Ana Clara Ligeiro é a artista por trás do projeto Ferinhas Mágicas, que existe desde 2023 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A marca tem a intenção de produzir peças de cerâmica para inspirar, embelezar o dia a dia de quem usa, além de tentar se conectar com quem se identifica com a loucura de ser quem se é.
Todo o processo é feito por Ana Clara, desde a concepção, pesquisa, criação, a compra dos produtos, fotos e postagens, até a embalagem e entrega, apenas a queima das peças é feita por outras pessoas (por enquanto). Toda a produção é completamente artesanal do início ao fim e todas as peças são feitas com argila de alta temperatura, criando peças mais duráveis e seguras para comer, lavar e ir ao forno.
O objetivo aqui é experimentar processos, brincar com as cores, texturas, tamanhos e misturar referências e materiais para se fazer cerâmica. A grande inspiração da marca são as gatinhas da Ana, Pita e Fanta, elas são as ferinhas mágicas literais. E a partir desse mundo selvagem e mágico que é um gato doméstico, há a criação e desdobramentos dos pensamentos em outros animais mágicos, elementos da natureza e em um mundo lúdico meio fofo e esquisito para pensar na criação de cada peça.
Um pouco sobre a minha história: Com formação em design de moda pela UFMG e teatro pelo CEFART, a minha trajetória artística começa em 2012, com o desenho, a pintura, o bordado e a costura. E nos anos seguintes com o teatro começo a escrever e a criar performances para o meu corpo. Ao longo desses anos me aventurei em criar seres imaginários costurados e pintados à quatro mãos com a artista Efe Godoy, tatuar meus desenhos autorais em peles alheias e a atuar no teatro e no audiovisual, sem nunca deixar o desenho e a pintura de lado, e agora estou focada em brincar e criar com a argila.
Desde a Serimaginário minha pesquisa é sobre o universo das infâncias, sobre o que está adormecido e o que está lá no fundo só esperando ser acordado e relembrado. Por isso busco sempre a conexão com o meu eu criança, essa certa pureza infantil, boba, divertida, maluca, que faz as coisas como se fosse pela primeira vez, errando sem se concertar e criando sem muito planejamento, no improviso do que o momento pede (implora, berra na minha cabeça). No fundo, na verdade, é um expurgo, uma necessidade de criar aquilo que eu tenho que criar, sem regra, sem amarras, é como me desprender de mim mesma e acessar o meu eu mais essencial.
Dito tudo isso, muito obrigada pela visita, todo apoio é sempre muito especial e lindo, aproveita e segue @ferinhasmagicas no Instagram também :)
Até mais, volte sempre.
Contato
Fique à vontade para mandar uma mensagem, um elogio, uma sugestão, uma crítica ou fazer a sua encomenda!
@ferinhasmagicas
(31) 98573-6490